Protetora das lavouras e das moradias indígenas, Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos à Virgem Maria, por ter dado à luz de maneira milagrosa: seu filho, Jurupari – espírito guia e guardião –, nasceu do fruto da cucura-purumã (árvore que representa o bem e o mal na mitologia tupi)
Inimigo de Tupã, Anhangá é o deus das regiões infernais, um espírito andarilho que pode tomar a forma de vários animais da selva. Apesar de ser considerado protetor dos animais e dos caçadores, é associado ao mal. Se aparece para alguém, é sinal de desgraça e mau agouro
Responsável por manter as leis e as regras, Sumé também trouxe conhecimentos como o cozimento da mandioca e suas aplicações. Em virtude da desobediência dos indígenas, Sumé um dia partiu – saiu caminhando sobre o oceano Atlântico, prometendo voltar para disciplinar os índios.
- DIVINDADES DE OUTRAS TRIBOS
Trata-se de uma divindade dos índios araras, da bacia do Xingu, no Pará. Rigoroso, Akuanduba tocava sua flauta para trazer ordem ao mundo. Um dia, por causa da desobediência dos seres humanos, eles foram lançados na água. Os poucos sobreviventes tiveram que aprender do zero como dar continuidade à vida
É um personagem do mito da “árvore cantante” dos ianomâmis. Com seu belo canto, Yorixiriamori deixava as mulheres encantadas, o que acabou despertando a inveja nos homens, que tentaram matá-lo. O deus fugiu sob a forma de um pássaro, e a árvore cantante sumiu da Terra
A “mulher que apareceu do nada” é a figura principal no mito de criação dos índios dessanas, do alto do rio Negro (fronteira Brasil-Colômbia). De sua iluminada morada de quartzo, Yebá Bëló criou todo o Universo – os seres humanos surgem a partir do ipadu (folha de coca) que ela mascava
Deus dos iecuanas, povo da divisa Brasil-Venezuela, Wanadi criou três seres para gerar o mundo. Porém, os dois primeiros fizeram um erro e acabaram criando uma criatura deformada, que representa o lado ruim da vida (fome, doenças, morte). Coube ao terceiro ser, então, concluir com sucesso o ato da criação.
O INÍCIO E O FIM DE TUDO
Para os arauetés, do médio Xingu (PA), um marido indignado criou o mundo
1. Triste com um insulto da esposa, o deus Aranãmi começa a cantar e tocar seu chocalho. Com isso, cria o solo terreno e mais três níveis: dois celestes e um subterrâneo, com um rio e suas ilhas
2. Alguns homens sobem até o primeiro nível celeste e se tornam seres divinos. Outros se elevam ainda mais, indo morar na segunda camada, o Céu Vermelho
3. O solo então se rompe. Os homens caem no rio subterrâneo e quase todos são devorados por uma piranha e um jacaré gigantes. Os que escapam ficam vivendo nas ilhas
4. Quando um habitante das ilhas morre, sua alma se divide em dois espíritos: um vaga por certo tempo pela terra; o outro fica na primeira camada celestial, em contato com os deuses
5. De acordo com o mito, um dia a camada celeste se romperá. A partir daí, os seres humanos e divinos ficarão misturados e não haverá diferença entre o mundo dos mortos e o dos vivos
BY * GeFFerson José Rodrigues Junior
https://www.youtube.com/watch?v=LCvfMV3EvQc
ResponderExcluirPaula Fernandes e Leonardo - ÍNDIA
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=TQNMkjnjq-w
ResponderExcluirKWORO KANGO (letra e vídeo) canto dos índios KAYAPÓ, vídeo MOACIR SILVEIRA
https://www.youtube.com/watch?v=l469uaunv6A
ResponderExcluirÑande Reko Arandu - (2000) Memória Viva Guarani [Full Album]
"O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.São chamados 'povos', pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos, dos quais os mais significativos, em termos populacionais, são os caiouás, os embiás, os nhandevas, os ava-xiriguanos, os guaraios, os izozeños e os tapietés. Cada um destes subgrupos possui especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando, assim, sua 'forma de ser' guarani das demais. Este álbum resgata a cultura do povo Guarani com o cântico das crianças evocando o espírito ancestral em cada um de nós e, deixando claro a importância dos cânticos em cada situação de nossa existência. As músicas são cantadas por grupos de crianças de quatro aldeias Guarani: Sapucai, na cidade de Angra dos Reis; Rio Silveira, em São Sebastião; Morro da Saudade, na cidade de São Paulo e Jaexaá Porã, em Ubatuba. As gravações foram realizadas na aldeia Jaexaá Porã. Todas as músicas têm por tema a espiritualidade. Os índios Guarani contam que as crianças são puras e seu Deus, Nosso Pai Nhanderu, envia esses cantos diretamente a elas." - Wikipedia
https://www.youtube.com/watch?v=jEBzFy6kCvE
ResponderExcluirMúsica Guarani - ( Antigamente se tocava o Mbaraká Mirĩ (chocalho tocado pelos homens) e o Takuapú (bastão rítmico tocado pelas mulheres). Com o tempo inseriram o Mbaraká (violão para marcar o ritmo) e o Ravê (rabeca)
O som é feito para se comunicar com Inhanderú)
https://www.youtube.com/watch?v=YAYFmS6DlyQ
ResponderExcluirMúsica para Meditar
https://www.youtube.com/watch?v=cmG976W7y6s
ResponderExcluirGrupo mamantial y la musica de los indigenas de Norte America
A música indígena da América do Norte , que inclui a música indiana americana ou a música nativa da América do Norte , é a música que é usado, criados ou executados pelos nativos da América , incluindo o dos povos nativos do Estados Unidos e Canadá , dos povos indígenas do México e outros países da América do Norte , em especial a música tribal tradicional. Em adição a música tradicional de grupos nativos americanos, não são agora genres "panindianistas" e "interindianistas", bem como vários sub - gêneros de música popular , incluindo rocha , os azuis , o hip hop , a música clássica , a música de cinema , e o reggae , bem como estilos populares únicas, como "waila" (conhecido em Inglês como frango zero ).
ResponderExcluirO canto e percussão são os aspectos mais importantes da música tradicional americana. Vocalização assume muitas formas, que vão desde canções para solistas e coro a cantar responsorial, e várias vozes em uníssono. Percussões, especialmente os tambores e maracas, fazem parte do acompanhamento comum mantém ritmo regular para os cantores, que geralmente usam a sua língua local ou palavras lexicais (sílabas sem sentido). A música tradicional geralmente começa com ritmos lentos e firmes que gradualmente se tornam repetitivas e mais compreensivo, enquanto vários enfeites como tremolos de tambores e maracas, gritos e padrões acentuados adicionar variedade e de sinal mudanças em uma interpretação para cantores e dançarinos